Italiano italienisch
Deutsch index

Projetos de arte emancipatória no espaço público

ngopp o mur_vorstreichen_400breitIntervenções artísticas no espaço público oferecem um grande potencial para denunciar os desigualdades sociais e estimular um debate crítico destes. Mas demasiadas vezes são @s proprietári@s das fachadas e outras superfícies nos espaço público, ou as agências de publicidade bem financiadas, que têm soberania sobre o rosto das nossas cidades – e, portanto, o que vemos são paredes cinzentas ou publicidade. @s usuári@s de fato são as pessoas que passam pelas as ruas e praças todos os dias ou vivem no bairro, mas eles raramente têm uma palavra a dizer na criação do próprio ambiente.

kiezwandbild_skizze-steiger_400breitO objetivo dos projetos participativos de arte, é envolver @s moradores dos lugares a serem pintados na concepção, bem como a execução da pintura mesma, de forma mais intensiva possível. No foco sempre está a reflexão e a sensibilização para as disparidades sociais mais prementes no contexto local no qual o projeto se desenvolve. A finalidade não é apenas a função decorativa de murais para o bairro, mas o estímulo de processos educativos comuns e a promoção de pensamentos e comportamentos críticos. Às vezes os murais dão visibilidade às lutas daqueles que se rebelam contra a exploração capitalista da cidade, outras vezes eles encorajam as populações marginalizadas e abrem novos horizontes – pelo menos simbolicamente.

ngopp_am-tisch_400breit

Em oficinas de graffiti e muralismo incentivamos a intervenção criativa e crítica na criação do próprio ambiente cotidiano. @s participantes não descobrem apenas novas formas artística de expressão, mas também desenvolvem uma consciência da importância da participação social e cultural no e através do espaço público. A fim de promover uma abordagem diferenciada do graffiti e da street art, além das oficinas práticas, organizamos palestras sobre o assunto. Estas são adaptados ao interesse, o conhecimento e a idade do grupo-alvo.

 

Seguem alguns exemplos de nossos projetos de pintura dos últimos anos:

M39 ausschnitt wandbilder-menue Berlin NOT for sale (Berlin-Kreuzberg) – agradecemos ReclaimYourCity pelas Fotos!

IMG_1052_bearbeitet_webausschnitt Il Cardillo (Scampia, Nápoles)
Em agosto de 2009, pintamos o mural “Il Cardillo” (em italiano “O Pintassilgo”) ao longo de vários andares do projeto de habitação social le vele em Nápoles.

IMG_1324_zugeschnitten_web ‘N gopp ‘o mur’ (Scampia, Nápoles)
No decorrer de vários meses pintamos junto a um grupo de jovens diversas áreas em espaços públicos do bairro deles. ‘N gopp ‘o mur’ (em napolitano “no muro”).

thumbnailEspacio Zapata (Oaxaca, Mexiko)
Em abril de 2015 colaboramos com o coletivo de artistas ASARO em Oaxaca, onde pintamos a parede exterior da oficina autogestionada “Espacio Zapata”.

IMG_1324_zugeschnitten_web Il Quarto Piano (Scampia, Nápoles)
Neste projeto, realizado juntamente com a associação chi rom e… chi no foi dada a oportunidade a um grupo de crianças roma e napolitanas de apropriar-se de um apartamento vazio e pintar este para criar um ambiente personalizado para a brincadeira diária.

IMG_2340_zugeschnitten É permesso (Scampia, Nápoles)
Na periferia de Nápoles, uma comunidade roma vive há gerações em barracos debaixo de uma rodovia. Este projeto simbolicamente abriu um pedaço de céu azul sobre o assentamento ameaçado de despejo.

thumbnail Menor da Quebrada (São Paulo, Brasil)
Durante fevereiro e março de 2015, estivemos em um centro de medida socioeducativa, onde pintando junto com @s adolescentes as paredes do pátio, refletimos sobre a vida na periferia de São Paulo.