Italiano italienisch
Deutsch index

Abb10_glaube keiner karte_web_400breitMapeamentos coletivos são belas ferramentas que ajudam a lançar coletivamente um olhar crítico sobre um determinado espaço. Quando diversos sujeitos reúnem em um mapa suas perspectivas, experiências e conhecimentos sobre o espaço por eles cotidianamente vivido, criam uma compreensão territorial coletiva. Esse processo em comum estimula a troca de experiências e opiniões sobre o ambiente de vida, bem como facilita a compreensão das dinâmicas sociais e as contradições que nele se manifestam. Esse processo de criação em comum pode também ajudar esses sujeitos a se organizarem, criarem redes ou desenvolverem estratégias emancipatórias. Através do mapeamento de nossas experiências e conhecimentos cotidianos, somos capazes de questionar a perspectiva hegemônica sobre o espaço, comunicando visões críticas e construindo práticas transformadoras para uma vida autônoma e insurgente.
 

Manual “Mapeamento Coletivo Crítico”

Handbuch_KKK_V.2_cover_web2Inspirado no “Manual Mapeo colectivo” dos Iconoclasistas de Buenos Aires, projetamos o manual de “Mapeamento Coletivo Crítico” (texto apenas em alemão, italiano, francês e bielorusso mas os gráficos e imagens falam uma língua universal). O texto pretende estimular e inspirar práticas políticas que através da cartografia possam intervir e mudar a realidade.

 
 
 
 

 
 

Oficinas & Processos

IMG_6060_web3Nos últimos anos, o kollektiv orangotango tem se envolvido em vários processos de mapeamentos coletivos de movimentos e lutas sociais vigentes na Argentina, Brasil, Áustria, Bielorrússia, Romênia, Espanha, Colômbia e Alemanha.

 

 
 

Mapas Críticos

bild_web_400breitA criação de mapas críticos pode ser motivada por “outras” perspectivas, “outros” conteúdos ou “outras” formas de produção de conhecimento. Durante os longos processos nos quais atuamos como cartógraf@s crític@s foram criados os mais diversos tipos de mapas, desde vários rascunhos desenhados à mão, até sofisticados PDFs.

 
 
 

Materiais para mapear

IMG_8041_web2Os vários projetos de mapeamentos coletivos deram origem a um manual, a um guia prático e a um acervo de ícones para criações próprias de mapas. São todos Creative Commons, c@pyleft! Usemos os para mapear nossas lutas!